Qual(ais) dos seguintes processos envolve(m) necessariamente trabalho?

  I   ­  Você empurra um pistão dentro de um cilindro de paredes adiabáticas com gás, aumentando a temperatura do  mesmo.  I I   ­  Você coloca um cilindro (de paredes diatérmicas) com gás dentro de água quente. O gás expande empurrando um  pistão para cima de forma a levantar um peso.  I I I   ­  Um bloco de aço é mantido sobre a chama de uma vela.   

A todos esses processos. 

( B )  nenhum desses processos.

( C )   I   e   I I I .  

( D )   I I   e   I I I .  

( E )   I   e   I I .   

Passo 1

Vamos analisar, os processos separadamente.

Começando pelo processo I :

Bem, pela primeira lei da termodinâmica temos que

Δ U = Q - W

Como as paredes do cilindro são adiabáticas, não a troca de calor então

Q = 0

Assim,

Δ U = - W

Como no processo há aumento da temperatura, então há variação da energia interna, sendo assim há trabalho.

Passo 2

Analisaremos o processo I I agora.

O trabalho de um gás é dado por

∫ P . d V

Como há variação do volume, pois o pistão é levantado há a realização de trabalho. Trabalho esse necessário para mover o peso do pistão para cima.

Pela mecânica, podemos dizer que o trabalho é força vezes distância

W = F . d

Como o pistão tem peso, então

W = P . d

Então nesse processo necessariamente tem que haver trabalho.

Passo 3

Já o processo três envolvem o aquecimento de um gás.

Nesse processo, estamos transferindo calor para o bloco que vai varia sua temperatura, assim variando a energia interna. Porém esse processo pode esta sendo feito sobre um processo em que o volume não varie, então teríamos W = 0 , mas também poderia ser feito por um processo a pressão constante, W = P Δ V .

Então depende de como esse processo será feito para sabermos se haverá ou não trabalho. Por isso nesse caso o trabalho não é obrigatório, depende do processo escolhido.

Assim, os casos I e I I o trabalho é necessário, já no caso I I I não.

Resposta

Alternativa E

Exercícios de Livros Relacionados

Calcule o trabalho realizado por um agente externo durante uma compressão isotérmica de 1,00m o l de oxigênio de um volume de 22,4L a 0 ° C e 1,00a t m para um volume de 16,8L .
Uma amostra de um gás ideal sofre uma expansão de uma pressão e volume iniciais de 32a t m e 1,0L para um volume final de 4,0L . A temperatura inicial é 300K . Se o gás é monoatômico e a expansão é is
O calor Q flui para dentro do gás monoatômico ideal, e o volume aumenta enquanto a pressão é mantida constante. Que fração da energia calorífica é usada para realizar trabalho de expansão do gás?
Considere a seguinte série de processos quase-estáticos pelos quais um sistema passa sequencialmente: (1) uma expansão adiabática, (2) uma expansão isotérmica, (3) uma compressão adiabática e (4) uma
Um gás ideal sofre um processo durante o qual P V = c o n s t a n t e e o volume do gás diminui. A temperatura aumenta, diminui ou permanece a mesma durante este processo? Explique.